top of page

Gordofobia

Olá meus amores!

Participo de muitos grupos no facebook, e ultimamente ando vendo muitas publicações e vídeos relacionados à gordofobia, e o pior de tudo são, os diversos comentários maldosos sobre essas publicações. Um dos assuntos mais comentados que vi foi sobre a bailarina Plus Size da Anitta, Thais Carla que posou de biquíni na praia lançando uma campanha. Por conta deste motivo resolvi fazer essa postagem sobre gordofobia.

Acho que toda Plus/gordinha já ouviu as seguintes frases: “você é tão linda de rosto”, “toda gordinha tem o rosto lindo”, “você é linda de rosto, por que não emagrece?” ou “se você fosse magra seria a garota mais bonita do colégio”. Se você já ouviu isso, você já foi vitima de gordofobia.

O que é gordofobia? Gordofobia é qualquer tipo de preconceito voltado para as pessoas gordas, sejam através de discriminação, piadas, ou qualquer comentário que faça com que uma pessoa gorda sinta que tem menos valor do que uma pessoa magra.

A gordofobia está em todos os lados seja numa roda de amigos, na internet por desconhecidos e até mesmo por conhecidos, e o mais chocante é quando ocorre dentro da própria família, local onde deveria ser o porto seguro de todos nós.

A forma mais disfarçada de gordofobia é quando a pessoa fala para você emagrecer por conta da sua saúde. E aí eu coloco uma pergunta em pauta, alguma dessas pessoas que disparam essa pergunta, já lhe perguntaram como anda a sua saúde antes de tudo? Tenho certeza que não! A maioria das pessoas liga a obesidade com doença, porém não é isso que os estudos informam. Antes de mostrar o resultado da pesquisa vou colocar uma rápida explicação sobre o Índice de Massa Corpórea (IMC). O IMC é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso onde detecta desde uma desnutrição severa até uma obesidade mórbida. E é muito fácil realizar o cálculo de seu IMC, você só irá precisar do seu peso e da sua altura e aplica-los na seguinte fórmula: IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros) e caso você não queria realizar essa conta, você encontra facilmente sites que fazem essa soma para você gratuitamente. Ao saber o seu resultado você deve seguir uma tabelo para saber em qual categoria você está se enquadrando. Segue a tabela abaixo:

  • Baixo peso = IMC abaixo de 18,5 kg/m².

  • Peso normal = IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m².

  • Sobrepeso = IMC entre 25 e 29,9 kg/m².

  • Obesidade grau I = IMC entre 30 e 34,9 kg/m².

  • Obesidade grau II = IMC entre 35 e 39,9 kg/m².

  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 40 kg/m².

Porém a avaliação de saúde através somente do IMC é incorreta, necessita-se também de exames laboratoriais e vou mostrar a vocês o porquê através de um estudo realizado pela Universidade de Los Angeles. “Estudo realizado por psicólogos da Universidade de Los Angeles (Ucla) apontou que usar o IMC para determinar índice de saúde levou à classificação incorreta de 54 milhões de americanos saudáveis como “doentes”. De acordo com a pesquisa, que cruzou dados de IMC com os de exames laboratoriais, quase metade dos norte-americanos considerados acima do peso conforme seus índices de massa corporal são saudáveis, assim como aproximadamente 20 milhões de obesos. Além disso, mais de 30% das pessoas com o IMC considerado normal na verdade não estão saudáveis”. Com isso chegamos em conclusão de que obesidade não é sinônimo de doença e que magreza não é sinônimo de saúde. Então parem de falar que as pessoas Plus/gordinhas são doentes, a não ser que você seja médico e esteja com um exame laboratorial da pessoa em mãos, ok “falsos médicos”?

Muitos também gostam de falar que as pessoas gordinhas são gordinhas por serem preguiçosas, só que vocês também não sabem que o fator do sobrepeso não é somente por conta da “preguiça”, existem vários fatores que englobam a obesidade. Segue abaixo alguns dos fatores que auxiliam no sobrepeso e na obesidade: falta de sono, condições socioeconômicas, medicamentos, desequilíbrio hormonal, genética, etc.

Muitas pessoas gordinhas fazem exercícios físicos, processos estéticos e se cuidam, então não julgue o próximo sem conhecer os problemas que o mesmo enfrenta diariamente.

O que anda faltando tanto nas pessoas é a compaixão e a real preocupação que a real situação que a pessoa passa, sem se preocupar com o seu corpo, suas roupas, sua religião, sua classe social, etc. E principalmente o amor próprio das pessoas Plus, nós temos que nos amar, estar bem consigo mesmo, e não se lamentar e abaixar a cabeça pelas críticas que vamos receber, e falta também empoderamento. Não é porque somos gordinhos que não temos poder, pelo contrário, podemos igual qualquer outra pessoa. Afinal de contas o que realmente importa é quem você é por dentro, o que você faz e espalha de bom para a vida e não a sua aparência. A vida é muito curta para não se assumir, não se amar e não se aceitar como você é por conta do preconceito destilado por pessoas que mal te conhecem.

Vocês são pessoas maravilhosas, não deixem as pessoas convencer vocês do contrário. não se acuem e não se escondam, sejam sempre vocês.

Por hoje é só meus amores, espero que tenham gostado do post de hoje, e com isso vamos espalhar mais amor e coisas boas por aí.

Beijos minhas lindezas!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page